Brasileiras lideram uso da Internet e do Facebook, revela pesquisa em dez países.
As crianças brasileiras são as mais conectadas do mundo. No país, o índice dos pequenos que já têm Facebook é o triplo da média mundial. Além disso, a maioria das pessoas de 6 a 9 anos usa a Internet. Especialistas alertam que o controle dos pais é fundamental para evitar o mau uso da rede.
Os dados são de pesquisa feita pela empresa de cibersegurança AVG, em dez países (Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Austrália, Brasil, Canadá e Nova Zelândia). No Brasil, de acordo com os pais entrevistados, 97% das crianças de 6 a 9 anos usam a internet. Além disso, apesar de o uso do Facebook ser restrito a maiores de 13 anos, 54% dos da faixa etária pesquisada estão na rede social.
coordenador da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio, afirma que tablets e smartphones não são danosos se usados de forma controlada. Ele alerta que os pequenos podem passar, no máximo, três horas por dia com os aparelhos. “Errado é quando o equipamento é usado como babá, impedindo o contato da crianças com pessoas”, disse, acrescentando que os principais danos são sobrepeso, falta de convívio social, problemas de aprendizagem e memória.
Sobre o Facebook, ele critica o fato de crianças terem acesso à rede, já que há um limite mínimo de idade. “Muitas vezes, pais me procuram achando que o filho é viciado, mas na verdade, falta um controle maior deles”.
Pais estimulam o hábito
Os dados foram coletados no fim de 2013. Cerca de 10% dos pais brasileiros já criaram contas no Facebook para os filhos.
Além disso, 94% compartilham fotos deles e 47% consideram ótimo o uso de dispositivos móveis para o desenvolvimento. De acordo com a média dos dez países, entre pessoas de 2 a 5 anos, 47% sabem usar um smartphone e 38% sabem escrever o próprio nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário