terça-feira, 22 de abril de 2014

coisas que você deve evitar dizer em discussão.

Cientistas afirmam que segurar suas emoções pode aumentar o risco de morrer cedo. Então, a discussão está liberada. Através de um estudo feito com 192 casais durante 17 anos pela Universidade de Michigan, descobriu-se que casais que brigam vivem mais tempo.
Mas, segundo o psicólogo John Gottman, o problema começa quando os casais atingem os “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”: crítica, defesa, omissão e desprezo. Quer viver em paz com seu parceiro? Evite dizer as frases abaixo e garanta um relacionamento tranquilo.
1) “Eu desisto”
Você quer estar certo ou quer estar num relacionamento? “Eu costumo fazer essa pergunta a casais que estão presos num momento difícil”, diz o psicólogo Robin Smith, autor do livro “Lies at The Altar: The Truth About Great Marriages”(em português, Mentiras no Altar: A Verdade Sobre Grandes Casamentos”). E o especialista garante que frequentemente eles respondem que querem ter um relacionamento. Já Gottman descobriu que uma forma chave de prever se um casamento irá durar é saber se você está aberto às influências de seu parceiro. Não para que ele assuma o controle da relação, mas para que você participe mais da vida dele.
2) “Você não era assim”
As pessoas mudam e fazer esse comentário é “destrutivo – e não construtivo; seu parceiro se sentirá atacado e provavelmente irá retrucar”, afirma a especialista em relações humanas, Traci Coventry. Ela aconselha abordar o parceiro usando a linguagem do “eu” (positiva), e não do “você” (negativa). Por exemplo: “Estou sentindo que você não está querendo sair mais – podemos falar sobre isso?”, sugere Coventry.

Nenhum comentário: